Como vencer a timidez?

Você se sente tímido e muitas vezes inseguro?

Você deixa de falar com pessoas, de se apresentar, de comparecer em eventos porque você tem vergonha? Então, hoje eu vou te dar 4 dicas que vão fazer muita diferença.

A primeira dica é PARE DE SE SENTIR JULGADO por tudo e por todos como se todo mundo estivesse olhando e/ou julgando você, não é assim que as coisas funcionam, na verdade as pessoas estão muito preocupadas sobre o que você está pensando sobre elas também, então enquanto você está ali agindo e achando que todo mundo está olhando para você, lembre que  você não é o centro das atenções sempre. Então pare de deixar de agir ou de se sentir inseguro achando que está todo mundo julgando você, não super dimensione as suas atitudes como se você estivesse ali sobre o foco, sobre a mira de todas as pessoas, por que cada uma tem um foco pra olhar de maneira diferente e muitas vezes esse foco não é você.

A segunda dica é NÃO SE COBRE TANTO, não se exija tanto porque quanto mais você se exige  mais você se sente inseguro, mais você sente a necessidade de ser perfeito, de falar com perfeição, de comunicar com perfeição, de se portar com perfeição diante das pessoas, e não precisa, isso pode ser natural, quanto mais você coloca o foco e traz essa auto cobrança mais fica essa vozinha falando que você tem que falar direito, que as coisas tem que acontecer de maneira certinha, que as coisas tem que funcionar. E quanto mais essa vozinha fica falando com você, cobrando você, maiores são as chances de travar, quanto mais natural você se sente diante das pessoas, mais chances tem de você falar com naturalidade, agir com naturalidade, e ai mesmo que você exite, mesmo que você gagueje, trave um pouquinho, tudo bem você não é perfeito.

Pare de se cobrar tanto, pare de se exigir tanto, você com certeza está trazendo muita tensão pra você quando está com pessoas, fica tranquilo! Ta tudo bem!

A dica número 3 é uma dica fundamental e eu acho que ela vai fazer grande diferença se você começar aplicar ainda hoje. Comece a perceber e tomar consciência na sua mente, a perceber como a tua mente funciona diante desse processo de se sentir tímido, comece a notar como é que você se comporta quando está diante de pessoas e se sente muito seguro, tranquilo.  Talvez um grupo de amigos, um grupo de pessoas que você confia. Que significados você traz? O que você pensa quando você está diante dessas pessoas que faz com o que você se sinta seguro?

Talvez você pense “São pessoas que eu confio, são pessoas que não querem o meu mal, aqui tudo bem se eu errar porque eu estou em um ambiente seguro” Como são esses pensamentos na sua mente que fazem com que se sinta à vontade e fale com mais naturalidade?

Eu quero que você compare como é que a sua mente se comporta quando você está diante de um grupo de pessoas que faz com que você se sinta completamente travado. Que significados você mesmo atribui inconscientemente que faz com que se sinta completamente travado diante dessas pessoas que te deixam preocupado, tenso, nervoso, inseguro? Essa comparação é importante porque percebe que tudo começa na mente essa matriz que você está construindo e está te deixando inseguro pode também ser a mesma responsável pela construção da segurança que você sente quando está tranquilo diante de um grupo de pessoas. Então perceba a diferença e comece a trazer os significados que você traz quando se sente seguro para aquele ambiente que sente insegurança, perceba a diferença e comece a usar e ver que impacto isso traz para a sua vida.

Quarta dica é NÃO SE COMPARE COM AS PESSOAS, cada um tem habilidade diferente, cada um tem maneiras diferentes de se expressar, de se comunicar, de lhe dar, não é porque aquela pessoa que é super comunicativa, super expressiva que fala diante de um monte de pessoas não é que aquela pessoa seja assim que ela não tenha inseguranças, todo mundo tem inseguranças, tem seus medos, tem suas frustrações, então não compare a sua vida, os seus resultados, com o de uma outra pessoa porque isso pode fazer com que você se cobre mais, se sinta mais julgado, se sinta mais inseguro diante de tudo.