Ao longo da nossa vida adquirimos ou acumulamos sentimentos de gratidão e retribuição por aquelas pessoas que em algum momento de nossas contribuíram de alguma forma em nossa caminhada. Nos diversos treinamentos que realizei, eu escutei pessoas falarem que queriam pagar pelos sacrifícios que os seus pais, mestres, amigos, mentores, fizeram por elas.
Você carrega a obrigação de precisa pagar essa dívida emocional? Mesmo que isso seja um grande sacrifício na sua vida? Em algum momento na sua vida você já falou “Olha, foi por causa deles que eu consegui esse resultado” ou então, alguma vez seus pais disseram “Eu fiquei muitas noites sem dormir e abri mão de muita coisa para poder criar você e dar o que você tem hoje”. Você não se permite ter o mérito das suas conquistas na sua vida.
É muito lindo poder honrar e retribuir o que nos é feito, entregar com amor ou por amor, o que acontece é que muitas vezes essas dívidas emocionais causam sentimentos semelhantes das dívidas financeiras, causam angústia, estresse, culpa, ansiedade, insegurança, se transformando em uma barreira que pode afetar a sua trajetória. Essa sensação de que você tem pagar uma dívida com alguém de qualquer forma, isso, muitas vezes cria mascaras, comportamento e atitudes que não são seus, não são legítimos, simplesmente, estão acontecendo porque você quer atender alguma expectativa de alguém que você ama muito, porque você acha importante e por querer atender essas expectativas acaba fazendo escolhas ou direcionando a sua vida para um caminho que não é realmente aquele que mexe com você. Além do que também não vai garantir que seus pais, seus professores, seus mestres, as pessoas que são importantes para você também serão felizes. Já que muitas vezes não são eles que estão solicitando, mas somos nós que queremos pagar.
Saiba que quando você honra essas pessoas por amor, por respeito, por reconhecimento é mais gratificante do que querer honrar por um sacrifício. Você não precisa viver e abrir mão das suas escolhas para pagar uma dívida que você não tem garantias que vai fazer a outra pessoa feliz, mas nunca se esqueça de ser grato pelas pessoas que te apoiaram.
Você está dessa forma porque tudo aconteceu exatamente desse jeito na sua vida, e fazer esse exercício de ser grato também nos faz voltar para essa casa, voltar para gente, para dentro de nós mesmos para que possamos fazer as escolham que fazem sentido para gente nessa vida, com amor e gratidão.