Você precisa ser feliz o tempo inteiro?

Você já ouviu falar dessa necessidade de que devemos ser feliz o tempo inteiro?

Você se sente cobrado para que isso aconteça?

Esse tema parece muitas vezes um mito ou algo que não pode ser falado, mas eu recentemente fiz uma enquete no meu instagram em que  eu perguntava se as pessoas se sentiam felizes, porque uma pesquisa no Japão mostrou que 28% dos adolescentes de lá raramente se sentiam felizes e no meu instagram quase 40%  das pessoas responderam que raramente se sentiam felizes também.

Eu achei muito interessante escrever esse artigo pra vocês porque muitas vezes sinto que as pessoas tem uma ilusão de que é necessário ser feliz o tempo inteiro e é muito importante lembrar o seguinte: tristeza, raiva, medo são emoções básicas que fazem parte do nosso sistema e que são importantes para nós, pra que sejamos o que somos hoje. Quando  falamos que você pode ser feliz, pode trabalhar os seus filtros para se sentir feliz não significa dizer que você não vai passar por uma situação de tristeza, de raiva, de medo, de nojo, de desprazer, desmotivação, até porque mesmo quando você estiver passando por um processo de desenvolvimento contínuo, todas as vezes que você se confronta, que se olha no espelho, todas as vezes que você se enxerga e vê a necessidade de crescer  talvez isso cause dor, e a dor  gera crescimento pra que  possamos crescer, nos desenvolver, olhar e fazer as pazes com o nosso passado e com os nossos momentos de dor, olhar no espelho e assumir quem nós somos com tudo aquilo que temos de bom e aquilo que precisamos melhorar, muitas vezes isso dói e gera sofrimento, faz parte, acolher tudo isso faz parte.

Se você acredita que é preciso ser fodástico o tempo todo, se sentir  feliz o tempo todo, que você não pode passar por esse processo de tristeza porque talvez  possa duvidar desse processo de desenvolvimento pessoal pelo qual você pode estar passando, talvez possa duvidar da possibilidade de ser uma pessoa feliz não porque você é feliz, mas porque  tem esses momentos em que deixa a tristeza entrar, deixa a raiva entrar, deixa o medo entrar e tudo bem, qual é o perigo?  É você morar no medo, na raiva, na tristeza, é perceber que ela vem com muito mais frequência do que  permite que ela venha,  com mais frequência do que poderia ou deveria, então tome cuidado com isso porque toda dor leva ao crescimento.

Todas as vezes que nós estamos crescendo é possível que possamos enxergar aquele lado nosso que não queríamos e perceber que talvez não sejamos tão super legais com as pessoas daquele jeito que imaginamos, daquele jeito que gostaríamos de ser. Talvez perceber que existem processos de dores internos e que você não fez tão bem as pazes com o seu passado como gostaria de ter feito, mas tudo bem. Se você acolhe isso? Acolhe!

Porque quanto mais você insiste em não lembrar  mais esse sentimento persiste e quando você acolhe e entende de onde ele está vindo começa a perceber que existem filtros internos que você pode criar para poder ressignificar, para enxergar as coisas de outro modo e  poder entender quais são os significados que você está atribuindo que estam fazendo a sua vida ficar triste, que estão trazendo  seus sentimentos de tristeza e de raiva virem com mais frequência.

Quanto mais você olhar e perceber isso muito mais chances tem de entender que existem filtros que são muito maravilhosos para que você possa enxergar a sua vida de uma maneira que te deixe muito mais feliz, mais motivado, mais autoconfiante, e  entender também que esses sentimentos de tristeza, alegria,  raiva ou qualquer um que seja, podem fazer parte também.  E se caso você estiver  precisando olhar para eles com um olhar especifico talvez  eles apareçam mais vezes, acolha! Enxergue! Entenda que existem maneiras de você ressignificar e valorize principalmente aqueles pequenos momentos de alegria que você tem no teu dia, aqueles pequenos momentos de felicidade que você tem no seu dia que talvez esteja desvalorizando, jogando pra baixo do tapete porque algumas vezes aparece a tristeza, a raiva, então, toma consciência disso, porque talvez você esteja vivendo uma vida repleta de coisas boas, repleta de coisas maravilhosas, e simplesmente não está valorizando porque está olhando muito mais para aqueles momentos de tristeza que estão acontecendo na sua vida e pode ser que a sua vida seja muito mais feliz, que você seja muito mais feliz, tenha momentos de muito mais felicidade do que a pessoa que tá do teu lado e se diz feliz, e você que está enxergando com filtros que estão atribuídos a significados que estão fazendo você enxergar uma vida não tão legal assim. Tome consciência disso.

A dor faz parte do nosso crescimento e quando acolhemos fica muito mais fácil aprender e crescer com os aprendizados, focar na sua vida e enxergar que os pequenos momentos de alegria, de felicidade fazem toda a diferença.