Tem medo de dar um passo na direção contraria do que você quer?
Ou você tem medo de dar um passo na certeza de que você tá acertando e de repente é um passo errado que te trouxe resultados do que você não queria? Você tem medo disso? Você evita isso? Como sente isso dentro de você? Como é que um erro cometido por você se ajeita dentro de você? Por muito tempo eu tive muito receio de errar, eu me cobrava muito os acertos, até que eu pude entender e isso tem sido um exercício diário de compreender e saber que o erro é o que me dá oportunidade de aprender, então tome consciência o quanto pode ser valioso errar, temos a chance de mudar a direção, de desenvolver uma melhor habilidade para poder repetir aquele comportamento de uma forma diferenciada.
Quantas vezes você já caminhou em direção a algo e à medida que você vai acertando continua caminhando na mesma direção repetindo os mesmos comportamentos? Agindo da mesma maneira porque você acredita que está acertando e enquanto você acerta continua repetindo o que você está fazendo porque acredita que está certo. Porém, quando nós erramos, nós precisamos parar para entender o que está acontecendo para olhar para a direção que nós estamos seguindo, olhar para os nossos comportamentos. Quando nós fazemos isso nós temos a chance de desenvolver novas habilidades de entender a necessidade de desenvolver novas capacidades de mudar a direção de algum caminho, por exemplo, um erro nos permite trazer um aprendizado incrível e me remete uma frase muito simples e parece até redundante “saber onde você está é importante para que você saiba onde não está”.
Quando você descobre um erro, você está fazendo algo e você toma consciência de que está fazendo, porque é possível ir caminhando na direção no meio das atividades, no meio da correria do dia a dia ou em direção a algum objetivo, nós acreditamos que estamos na direção certa e quando identificamos que algo funcionou e trazemos isso com feedback, mas não como um fracasso e sim como um feedback de que talvez essa direção não seja a ideal. Nós tomamos consciência exatamente do ponto em que nós estamos nesse caminho e quando eu tomo consciência do quanto eu estou nesse caminho percebo onde eu não estou e eu posso está exatamente em um lugar diferente de onde eu acreditava que estava e se eu achava que eu estava lá e esse erro me fez enxergar que eu ainda não estou e talvez eu precise de mais musculatura novos comportamentos, novas habilidades para poder chegar lá naquele lugar.
Vamos valorizar os nossos erros, não é errar intencionalmente, mas também não é se martirizar autoflagelar, sofrer, cobrar, nos julgar, porque nós erramos, porque os erros são muito valiosos para nos mostrar o que nós podemos aprender de novo, como nós podemos nos desenvolver e mostrar onde nós estamos nessa caminhada, saindo de onde nós estávamos indo para onde nós queremos estar, nesse caminho onde nós estamos exatamente e o que nós precisamos fazer para poder chegar lá.
Me encontre no Instagram @carolalmeidacoach